CONTABILIDADE AVANÇADA


Fusão, Cisão e Incorporação são fenômenos societários que ocorrem nas empresas, e vale ressaltar que, o interesse do poder público sobre esses fenômenos é considerável, pois é vantagem que as empresas cresçam, se unam e formem grandes empresas. Tanto é verdade que existem incentivos por parte do fisco, o que estimula tais processos. 

Sobre isto, assinale a alternativa INCORRETA:




  • A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades, para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

  • A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida se houver versão de todo o seu patrimônio, ou, dividindo-se o seu capital, se houver versão parcial.

  • A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.

  • Por meio desses processos, elas se tornam fortes e competitivas. Não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.

  • A cisão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.