FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Marcado por transformações no âmbito econômico, na estruturação e no domínio do modo de produção capitalista, o XIX imprimiu sobre a produção intelectual e pedagógica o predomínio da racionalidade técnica herdada da revolução científica do século XVII. Nesse contexto, a laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. Por esse motivo, o pensamento pedagógico do século XIX precisa ser compreendido a partir do estágio em que se encontravam a filosofia e a ciências.

 

Sobre as ideais pedagógicas do século XIX, julgue as assertivas a seguir.

 

I A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.

II O romantismo estético alemão em nada influenciou a exploração dos temas relacionados à construção das identidades históricas e nacionais.

III A interpretação filosófica do século XIX gerou uma nova base de conhecimentos, conciliando os conceitos positivistas, idealistas e materialistas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • III, somente.

  • I e II.

  • II, somente.

  • I, somente.

  • I e III.