FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Na medida em que o capitalismo foi se consolidando, as diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais. Por isso, o pensamento pedagógico do século XIX precisa ser compreendido a partir do estágio em que se encontravam a filosofia e a ciências. Sobre as ideais pedagógicas do século XIX, é CORRETO afirmar que:




  • A revolução cultural caracterizada pelos ideais do romantismo reiterou o racionalismo iluminista, reforçando o papel da razão como única força espiritual humana criativa.

  • A interpretação filosófica do século XIX gerou uma nova base de conhecimentos, conciliando os conceitos positivistas, idealistas e materialistas.

  • O romantismo estético alemão em nada influenciou a exploração dos temas relacionados à construção das identidades históricas e nacionais.

  • As reflexões filosóficas acerca dos limites da razão para o conhecimento da realidade foram substituídas pelas investigações pedagógicas.

  • a renovação pedagógica não alterou o caráter de distinção de classe próprio da educação burguesa:  o ensino secundário de cultura geral para a formação das elites, e o ensino primário voltado para a formação dos trabalhadores.