Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.