GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre desafios da armazenagem.

 

A Lei n. 5991, de 17 de dezembro DE 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências, conceitua fármaco como substância química que possui o princípio ativo do medicamento que, por sua vez, é considerado um produto farmacêutico tecnicamente obtido ou elaborado com a finalidade profilática, curativa ou para fins de diagnóstico. Devido à importância da manutenção de suas características, necessita de condições especiais de armazenamento e transporte. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir.

 

I. Caso as condições de umidade, temperatura, ventilação e luminosidade de armazenamento não estejam adequadas, o fármaco poderá ter a sua estabilidade e eficácia comprometidas.

 

II. A Resolução RDC nº 17 de 16 de abril de 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe sobre as “Boas Práticas de Fabricação e Controle para a Indústria Farmacêutica”, diretriz que prevê a qualidade, eficácia e segurança de produtos farmacêuticos, incluindo a armazenagem e o transporte.

 

III. Garantir que a embalagem esteja íntegra, bem como condições especiais de refrigeração e proteção contra luminosidade, são importantes para que as características físico-químicas de um fármaco sejam preservadas.

 

Após a análise das assertivas, marque a alternativa correta:

 




  • I, II e III estão corretas.

  • Apenas I e III estão corretas.

  • Apenas II e III estão corretas.

  • Apenas I e II estão corretas.

  • Apenas I está correta.