GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

MP vai apurar responsabilidade por descarte irregular perto de córrego em Ribeirão Preto, SP

 

O Ministério Público deverá apurar a responsabilidade pelo descarte de entulhos em uma área de mata ciliar, que deveria ser protegida no bairro Vila Virgínia, zona Sul de Ribeirão Preto (SP), segundo a Prefeitura. Restos de materiais de construção e lixo jogados irregularmente às margens do córrego Ribeirão Preto ameaçam a preservação. A Administração informou que a área é particular e que ações de fiscalização são realizadas em diferentes horários com o objetivo de identificar os autores do crime ambiental. “O proprietário já entrou com uma reintegração de posse e a partir dela vai ter obrigações legais, que é a recuperação do local. Como a ação é de uma forma desregrada, a recuperação é mais lenta, depende de uma série de fatores a serem analisados por técnicos”, explica o assistente da Secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Betarello. O espaço é uma Área de Preservação Permanente (APP), de acordo com o engenheiro civil Anderson Manzoli, mas a massa verde está sendo desmatada para dar lugar a casas improvisadas. O terreno, antes com inclinação, está plano e o acúmulo de materiais afeta diretamente o curso do córrego [...] (G1 GLOBO, 2019).

 

G1 GLOBO. MP vai apurar responsabilidade por descarte irregular perto de córrego em Ribeirão Preto, SP. 2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2019/07/03/mp-vai-apurar-responsabilidade-por-descarte-irregular-perto-de-corrego-em-ribeirao-preto-sp.ghtml>. Acesso em: 8 jul. 2019.

 

Tomando como referência as causas e consequências da poluição das águas, avalie as afirmativas a seguir.

 

I - A retirada da mata ciliar, associada ao despejo inadequado de resíduos sólidos às margens do córrego Ribeirão Preto, têm provocado o assoreamento deste curso d’água.

II - A partir da reportagem, infere-se que o principal processo de poluição observado no córrego Ribeiro Preto é a eutrofização, devido ao despejo de resíduos sólidos.

III - A eutrofização e a acidificação são processos de poluição decorrentes do acúmulo de matéria orgânica em um curso d’água, observados no córrego Ribeirão Preto.

IV - O assoreamento, processo de poluição observado no córrego Ribeirão Preto, tem como consequência principal a redução do volume de água.

 

É correto o que se afirma em:




  • III, IV e V apenas.

  • I e IV apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II e IV, apenas.