GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Pesquisadores lançam plataforma online que prevê possibilidade de desastre natural e acidente no litoral do Paraná e Santa Catarina

A plataforma online Observatório Brasileiro do Mar (BSO), que prevê a possibilidade de desastres naturais e acidentes em todo o litoral do Brasil, principalmente nas regiões do Paraná e de Santa Catarina, foi lançada nesta terça-feira (5), em Curitiba. A ferramenta foi desenvolvida graças à parceria entre uma empresa de engenharia, o Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR e a Universidade de Lisboa. O principal objetivo do projeto é contribuir para os gerenciamentos costeiro de segurança marítima, recursos marinhos, além da previsão oceânica e de tempo, atividades de turismo, pesca, aquacultura, e pesquisa científica.

Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/11/05/pesquisadores-lancam-plataforma-online-que-preve-possibilidade-de-desastre-natural-e-acidente-no-litoral-do-parana-e-santa-catarina.ghtml. Acesso em: 3 dez. 2019.

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A complexidade ambiental é o resultado do tempo evolutivo, sendo que os fenômenos naturais, desenvolvem-se no espaço da biosfera e da litosfera.

PORQUE

II – Os fenômenos naturais não provocam alterações que modificam sensivelmente as condições sociais e ambientais do planeta.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.