GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Loteamentos rurais clandestinos provocam 10 denúncias de fraude

 

Comprar gato por lebre. O dito popular resume as consequências de adquirir um lote rural oriundo do parcelamento clandestino de uma gleba. Embora o valor seja bem menor do que o da área urbana, a regularização fundiária exige uma série de providências e gastos. A Prefeitura de Bauru propôs dez ações civis públicas contra proprietários e compradores deste tipo de terreno. [...] a urbanização da área rural traz impactos negativos ao meio ambiente, que não apresenta estrutura para absorver adensamento populacional. Por isso, a Lei de Parcelamento de Solo determina que as glebas sejam divididas em áreas com tamanho mínimo. Na região de Bauru, um único módulo rural precisa atingir, pelo menos, 20 mil metros quadrados ou cerca de dois campos de futebol para ser regular. Na prática, parte dos réus das ações propostas pelo poder público municipal parcelou glebas de 20 mil metros quadrados em terrenos menores e os comercializou [...].

 

Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:

 

I – O adensamento populacional em área rural, de forma clandestina, traz impactos ambientais decorrentes, por exemplo, da ausência de esgotamento sanitário.

 

PORQUE

 

II – Não há controle da urbanização e nem garantia de oferta de infraestrutura básica de saneamento, visto que não se considera a lei de parcelamento de solo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

                                                                                                                




  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.