GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Recursos para o saneamento

A decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de aumentar o limite para o financiamento de projetos na área de saneamento básico contribui para amenizar uma das principais dificuldades que vêm retardando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) [...] O BNDES elevará de 80% para 95% do valor do projeto o limite de financiamento para saneamento básico. Desse modo, estende para todos os projetos de saneamento a medida que havia aplicado, em junho passado, aos projetos incluídos no programa Avançar Cidades – Saneamento, criado pelo Ministério das Cidades para financiar projetos na área [...].

(Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,recursos-para-o-saneamento,70002546254. Acesso em: 16 out. 2018)

Dentre as atividades de saneamento básico está o manejo dos resíduos sólidos urbanos, desde a coleta até a disposição em aterros sanitários. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.




  • A limpeza urbana é de competência do Estado, visto que os municípios não possuem recursos para tal atividade.

  • A implantação da coleta seletiva é um grande desafio dos municípios devido à falta de recursos.

  • A limpeza urbana refere-se apenas aos serviços de varrição, capina e poda de árvores.

  • A coleta seletiva é importante apenas do ponto de vista ambiental, pois segrega os resíduos na fonte geradora.

  • A coleta seletiva não contribui com os serviços de limpeza urbana, pois apresenta um custo elevado, o que a torna inviável.