GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


No início do século XXI ainda prevalecem no país grandes deficiências no atendimento por serviços de saneamento, especialmente no que diz respeito à coleta e tratamento de esgotos sanitários e à disposição de resíduos sólidos. Os índices de atendimento são mais precários em áreas periurbanas e rurais, onde residem as populações mais pobres (MURTHA et al., 2015, p. 193).

MURTHA, Ney Albert; CASTRO, José Esteban; HELLER, Léo. Uma perspectiva histórica das primeiras políticas públicas de saneamento e de recursos hídricos no Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 193-210 n jul.-set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v18n3/1809-4422-asoc-18-03-00193.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

Considerando o contexto histórico do saneamento, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

I - A intervenção sanitária dominante na Europa e nos Estados Unidos a partir de meados do século XIX privilegiava a centralização dos sistemas de suprimento de água às residências por meio de tubulações.

PORQUE

II - Os modelos explicativos sobre o processo saúde-doença a chamada “teoria dos miasmas”, considerava que as doenças se originavam das impurezas produzidas pela decomposição de substâncias orgânicas presentes na água.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.