GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Crise no saneamento básico no Rio de Janeiro

Inicialmente, cumpre definir o que é o saneamento básico sem maiores delongas tecnicistas: fornecimento de água tratada e coleta e o consequente tratamento de esgoto. Feito isso, cabe avançar aos motivos da crise que vive o saneamento em algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro tem na Companhia Estadual de Águas e Esgotos, doravante CEDAE, sua principal Empresa no ramo de saneamento básico, sendo certo que alguns municípios, como forma de aperfeiçoar o saneamento básico concederam o fornecimento de água e coleta de esgoto à iniciativa privada. O serviço prestado pela CEDAE não é ruim, a questão é que a empresa ficou por muitos a mercê da “velha política” que reinou no Estado do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, prova disso é que na Operação Furna da Onça, a Polícia Federal através de escutas telefônicas comprovou que alguns parlamentares se utilizavam de carros-pipa da CEDAE para se beneficiarem em épocas de eleição. [...] A CEDAE, segundo estudo coordenado pela FIRJAN em 2017, tem sua área com 80% de distribuição de água tratada, porém, somente 24% de seu esgoto é colhido e tratado. Algo preocupante e bem alarmante, pois, ainda que a empresa seja rentável, o estudo em questão apontou que é necessário um investimento na casa dos 15 bilhões de reais para que a CEDAE alcance os índices de Niterói [...]

Disponível em: https://conexaopolitica.com.br/artigo/crise-no-saneamento-basico-no-rio-de-janeiro/. Acesso em: 25 fev. 2019.

Considerando a importância do saneamento básico, avalie as assertivas a seguir:

I – As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado, cria ambientes propícios à existência de vetores de interesse para a saúde pública.

II – A parcela da população excluída acaba por ocupar margens de córregos urbanos, construir em morros de alta declividade e sujeitos à erosão, que acarretam em problemas de saúde pública.

III – O saneamento básico e do meio constituem ações de saúde pública, bem como a medicina preventiva e social, uma vez que se encarrega de prevenir as doenças e investigar as suas causas.

IV – O enfrentamento dos problemas relacionados ao saneamento no Brasil, inclui o estabelecimento de políticas integradas que busquem maior eficiência dos sistemas de gestão, de competência apenas do governo federal.

 

Após a análise das afirmativas é correto o que se afirma em:




  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

  • Todas as afirmativas estão corretas.

  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.