METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A BNCC/2018, apresenta o ato de brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, da criança na Educação Infantil. Direitos esses, que deverão ser conhecidos, estudados e proporcionados às crianças, por nós educadores.

Sobre o brincar a  BNCC/18,  afirmar:

 




  • Brincar, cotidianamente de diversas formas por meio de diferentes linguagens, pedidos de ajuda, narrativas de experiências, registros de vivências e de conhecimentos, ao mesmo tempo em que aprende a compreender o que os outros lhe comunicam.

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas e com diferentes parceiros, interagindo com as culturas infantis, construindo conhecimentos e desenvolvendo sua imaginação, sua criatividade, suas capacidades emocionais, motoras, cognitivas e relacionais.

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas nos tempos livres, porque na Educação Infantil, nos demais tempos, o cuidado será fundamental, cuidar das crianças é tão importante quanto brincar.  

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas com protagonismo, tanto no planejamento como na realização das atividades recorrentes da vida cotidiana, na escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimentos.

  • BRINCAR cotidianamente de diversas formas com as brincadeiras planejadas pela professora e com os colegas que melhor se identifica, porque assim sentirá maior segurança para realizar as atividades.