TEORIA DOS NÚMEROS I


Ao escrevermos um numeral, precisamos reconhecer em que base de numeração estamos trabalhando. Embora seja usual o tratamento com a base decimal, outras bases podem ser consideradas. O sistema de numeração binário, por exemplo, leva apenas dois algarismos na composição de seus números e é base para toda a eletrônica digital e computação moderna. Analise as afirmativas a seguir: 

I.Para escrever um número na base 8, podemos utilizar  de 8 algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7  para representar a base.

II. Escrever o número 128 nas bases 2 e 6, tem-se, respectivamente, os seguintes números, (10000003)2 e (263)6

III.Podemos dizer que a conversão de números na base 10 para uma base qualquer, emprega se algoritmos. O número decimal será dividido sucessivas vezes pela base, o resto de cada divisão ocupará sucessivamente as posições de ordem 0, 1, 2 e assim por diante, até que o resto da última divisão (que resulta em quociente 0) ocupe a posição de mais alta ordem.

IV.Base de um sistema de numeração é o conjunto (ou o número de elementos desse conjunto) de algarismos utilizados para escrever os números de determinado sistema.

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II e III

  • I, II  e IV

  • II, III e IV

  • I, II, III e IV

  • I, III  e IV