TEORIA DA CONTABILIDADE


Seguro é uma operação estabelecida sob a forma jurídica de um contrato em que  uma das partes (o segurador), se obriga para com outra (o segurado e/ou beneficiário), mediante o recebimento de uma importância previamente estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por algum tipo de perda (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no seu contrato. (SOUZA, 2001, p. 24).

 

Marque V ou F nas afirmativas abaixo:

 

a) (    ) Seguradora: é uma instituição que, mediante o recebimento de prêmios, tem o objetivo de assumir riscos previstos em um contrato para indenizar prejuízos ou reparar danos involuntários ocorridos com bens, pessoas ou por responsabilidade de outrem;

b) (     ) Segurado: é a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse, contratar o seguro em seu benefício pessoal ou de terceiros.

c) (     )  Beneficiário: é a pessoa física ou jurídica a favor da qual é devida a indenização em caso de sinistro;

d) (     ) Prêmio:é a importância paga pelo segurado ou estipulante à seguradora em troca da transferência do risco a que ele está exposto.

e) (     ) Indenização: é a contraprestação da seguradora para com o segurado, que com a efetivação do risco (ocorrência de evento previsto no contrato), venha a sofrer prejuízos de natureza econômica e faça jus à indenização pactuada no contrato, afim de reduzir as perdas.

f) (     ) Sinistro: ocorrência do acontecimento que gera perda, ou do RISCO consumado, porém resguardado no contrato de seguro, e que legalmente obriga a seguradora a indenizar o segurado.

g) (     ) Risco: é o evento incerto que ocorre independentemente da vontade das partes contratantes e motivo pelo qual é feito o seguro. O risco é a expectativa de um sinistro. Sem o risco não pode haver contrato;

 

A sequencia das afirmativas acima é :




  • F - F - F - F - V - V - V  

  • V - V - V - V - V - V - V  

  • V - F - V - F - V - F - V  

  • F - V - V - V - V - V - F  

  • V - V - V - V - F - F - F