INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS


Você aprendeu que as concepções de linguagem influenciam diretamente na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa. Analise, a seguir, a prática pedagógica da professora Anna. 

 

Anna, professora do Ensino Fundamental está trabalhando com seus alunos os gêneros textuais e escolheu a fábula como tema da aula de hoje. Para iniciar a aula ela trabalha oralmente o gênero escolhido, explicando aos alunos que a fábula é uma narrativa breve, cujos personagens geralmente são animais que se tornam exemplos para os seres humanos, ou seja, sempre terminam com um fundo moral. Em seguida, pediu a eles que, em grupo, construíssem um cartaz mostrando as características da fábula.

 

As novas bases orientadoras para o ensino do Português adotam uma perspectiva dialógica do ensino da língua. A prática adotada pela professora Anna aponta essa interação dialógica? Assinale a resposta correta. 

 

 




  • Sim. A atividade deixa claro que os alunos são sujeitos atores e construtores da leitura como prática social.

  • Não. As práticas sociais de leitura e escrita precisam levar à familiarização com os diferentes gêneros textuais em situações reais de uso e isso não se faz oralmente.  

  • Sim. A atividade propõe a participação, a iniciativa e a cooperação dos alunos respeitando as opiniões de todos.

  • Sim. Ela questiona, sugere, concorda, refuta ideias encarando o aluno como sujeito do discurso.

  • Sim. Ela trabalha o caráter dialógico da fábula em que vários discursos estão presentes e são permitidos.