GEOMETRIA ESPACIAL


Saiba o que produzimos com cada barril de petróleo Fonte: fatosedados.blogspetrobras.com.br

Por meio da atividade de refino, o óleo bruto é transformado em uma série de derivados essenciais para o dia a dia. Cada barril de petróleo dá origem a diferentes produtos, como gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação, entre outros. O percentual de cada derivado depende do tipo de petróleo, das características das unidades de refino e das necessidades da demanda em determinado período e local. Atualmente, a média do que cada barril produz é (os valores são referentes ao perfil de refino de 2012):

Diesel: 40%

O óleo diesel é o principal combustível comercializado no mercado brasileiro. Sua utilização é primordial para o transporte de cargas e de passageiros, indústria, geração de energia, máquinas agrícolas e locomotivas, entre outros equipamentos.


Gasolina: 18%

Utilizadas em veículos leves para uso particular e também para transporte de passageiros e de cargas, as gasolinas são os combustíveis mais familiares ao público brasileiro.

 

Óleo Combustível: 14%

Utilizados na indústria moderna para aquecimento de fornos e caldeiras, ou em motores de combustão interna para geração de calor, os óleos combustíveis subdividem-se em diversos tipos, de acordo com sua origem e características.

Gás Liquefeito de Petróleo: 8%

O “gás de cozinha”, como é conhecido popularmente o gás liquefeito de petróleo, é comercializado diretamente para as distribuidoras. Cabe a elas a venda do GLP para a rede varejista e grandes consumidores.

Nafta: 8%

Matéria-prima petroquímica, a nafta é decomposta e gera eteno, propeno e aromáticos, que são produtos utilizados na produção de resinas.

Querosene de Aviação: 4%

É o combustível usado nas aeronaves com motores a turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans.  

 

Baseando no texto acima e nos estudos realizados no capítulo 1 ( Prismas e Cilindros ) analise as afirmações a seguir e verifique qual delas é verdadeira:

 

 




  • III - Se o barril de petróleo acima tem 40 cm de diâmetro e 1,20 metros de altura , considerando π = 3  , o volume aproximado do barril de petróleo é de 144000 cm ³ o que equivale a 144000 litros. E a quantidade de Diesel é igual a 57600 litros.

  • I – Se o barril de petróleo acima tem 40 cm de diâmetro e 1,20 metros de altura , considerando π = 3  , o volume aproximado do barril de petróleo é de 5760 cm ³ o que equivale a 5760 litros. E a quantidade de Diesel é igual a 2304 litros.

  • IV- Se o barril de petróleo acima tem 40 cm de diâmetro e 1,20 metros de altura , considerando π = 3  , o volume aproximado do barril de petróleo é de 144000 cm ³ o que equivale a 144000 litros . E a quantidade de Diesel é igual a 5760 litros.

  • V- Se o barril de petróleo acima tem 40 cm de diâmetro e 1,20 metros de altura , considerando π = 3  , o volume aproximado do barril de petróleo é de 144000 cm ³ o que equivale a 144 litros . E a quantidade de Diesel é igual a 57,6 litros.

  • II - Se o barril de petróleo acima tem 40 cm de diâmetro e 1,20 metros de altura , considerando π = 3  , o volume aproximado do barril de petróleo é de 1440 cm ³ o que equivale a 1440 litros. E a quantidade de Diesel é igual a 576 litros.