NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS


Nas práticas contábeis, com a convergência às IFRS (normas internacionais), para elaborar as demonstrações contábeis, precisamos basicamente de dois elementos: ATIVO e PASSIVO. Sobre a avaliação do ativo, julgue os itens a seguir:

I - As aplicações em instrumentos financeiros pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda.

II - As aplicações em instrumentos financeiros pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito.

III - Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior.

IV - Os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas.

 

É correto o que se afirma em:




  • I e II apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II e IV apenas.

  • I, II e III apenas.

  • III apenas.