CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


No momento que passamos de um ambiente escuro para um ambiente claro, temos por hábito tampar os olhos com as mãos por alguns instantes até acostumarmos com a claridade e, às vezes, até falamos: “A claridade está fazendo os meus olhos doerem!”

 

Imagem adaptada. Disponível em: https://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/pupilas-dilatadas-pode-ser-sinal-de-doenca. Acesso em: 01 mar. 2019

 

 

Isso ocorre porque? Assinale a alternativa que justifica a ação de tampar os olhos frente a grande quantidade de luz.




  • No ambiente escuro a nossa pupila diminui  de acordo com a pouca luminosidade e no ambiente com grande de luz a pupila aumenta para receber todas as “informações”.

  • No ambiente escuro a nossa pupila diminui de acordo com a pouca luminosidade e no ambiente com grande de luz e a córnea que aumenta para receber todas as “informações”.

  • No ambiente escuro a nossa córnea fica dilatada a para passagem máxima de luz e quando a quantidade de luz é grande, a córnea diminui, para não receber tanta “informação”.

  • No ambiente escuro a nossa íris fica dilatada a para passagem máxima de luz e quando a quantidade de luz é grande, a íris diminui, para não receber tanta “informação”.

  • No ambiente escuro a nossa pupila fica dilatada a para passagem máxima de luz e quando a quantidade de luz é grande, a pupila diminui, para não receber tanta “informação”.