SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA


A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.

 

Assinale a alternativa correta sobre esse tema:




  • Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.

  • O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.

  • Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.

  • O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país. 

  • No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.