LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o fragmento que segue:

“- Deus fez os pretos porque tinha de os haver. Tinha de os haver, meu filho, Ele pensou que realmente tinha de os haver…. Depois arrependeu-se de os ter feito porque os outros homens se riam deles e levavam-nos para casa deles para os pôr a servir de escravos ou pouco mais. Mas como Ele já não os pudesse fazer ficar todos brancos, porque os que já se tinham habituados a vê-los pretos reclamariam, fez com que as palmas das mãos deles ficassem exactamente como as palmas das mãos dos outros homens. E sabes porque é que foi? Claro que não sabes e não admira porque muitos e muitos não sabem. Pois olha: foi para mostrar que o que os homens fazem é apenas obra dos homens…Que o que os homens fazem é efeito por mãos iguais, mãos de pessoas que se tivessem juízo sabem que antes de serem qualquer outra coisa são homens. Deve ter sido a pensar assim que Ele fez com que as mãos dos pretos fossem iguais às mãos dos homens que dão graças a Deus por não serem pretos.

Depois de dizer isso tudo, a minha mãe beijou-me as mãos”. (HONWANA, Luís Bernardo. As mão dos pretos. In: CHAVES, Rita (org.). Contos Africanos dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2009, p. 27-28)

 

O fragmento apresentado trada de uma questão muito forte na literatura africana. Assinale a alternativa que melhor representa esse problema:




  • As mudanças e o amadurecimento do personagem ao longo da narrativa.

  • A morte invadindo o cotidiano da sociedade moçambicana.

  • O anseio por mudanças em uma época marcada pela guerra.

  • A fome e a seca se mesclando ao cotidiano dos personagens.

  • O racismo e a necessidade de assumir uma identidade livre das imposições colonialistas.