LINGUÍSTICA II


De acordo com a teoria de Weinrich (apud KOCH, 2001, p.54), os tempos verbais determinam, por meio do modo de conjugação, características da atitude comunicativa do locutor como relato ou como comentário. Considerando esses estudos, leia o texto a seguir:

Os 30 graus de temperatura, multiplicados por uma umidade de 80%, não impediram que uma multidão assistisse à primeira missa do Papa Francisco no Equador, onde chegou na tarde de domingo e foi recebido pelo presidente Rafael Correa. “A família é o hospital mais próximo”, disse Bergoglio, “a primeira escola das crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor asilo para os idosos”.

Então, o Papa alertou, em um trecho muito significativo no Equador, que “a família constitui a grande riqueza social que outras instituições não podem substituir”. Ninguém deixa de perceber que a visita do Papa, transformado em referência mundial, não só no aspecto religioso, reúne também um grande conteúdo político. Tanto o presidente da República do Equador como uma massa social cada vez mais inquieta por suas reformas esperam que [o Papa] Bergoglio defenda os seus interesses.

 

EL PAÍS. Papa Francisco defende justiça social diante de grande multidão no Equador. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2015.

 

Com base nos estudos sobre os tempos verbais no que diz respeito ao mundo narrado e ao mundo comentado, analise as afirmativas a seguir.

 

I) No texto, é possível perceber que o autor narra como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa, inclusive mostrando a fala do Papa na ocasião (mundo narrado). Em seguida, o autor comenta sobre essa visita do Papa a esse país (mundo comentado).

II) Não há que se falar em diferença da relação de tensão e compromisso estabelecida pelo locutor no mundo narrado e no mundo comentado, uma vez que o único objetivo do autor é narrar os fatos, mostrando como o Papa Francisco foi recebido, no Equador, pelo presidente Rafael Correa.

III) No mundo narrado, a atitude do locutor é menos tensa, pois ele simplesmente relata os fatos sem ter que se comprometer em relação com o que é dito. Nesse relato, o autor apenas narra como foi a visita do Papa ao Equador, ou seja, não expõe sua opinião.

IV) No mundo comentado, o autor compromete-se mostrando o que pensa sobre a situação: a visita além de ser de conteúdo religioso, é de conteúdo político, pois o presidente do Equador e seus apoiadores esperam que o Papa os defenda. Assim, o comentário é mais tenso, pois o autor assume uma posição em relação ao que foi narrado.

 

São corretas as afirmativas contidas na alternativa:

 




  • I, II e III.

  • II, III e IV.

  • I, III e IV.

  • II e IV.

  • I, II e IV.