ANÁLISE DO DISCURSO


Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.

Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.

A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”

Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:

 

I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.

II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.

III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.

IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.

Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.

É correto o que se afirma em.




  • III e IV.

  • I, e III.

  • I, III e IV.

  • II e III.

  •  I, II e III.