ANÁLISE DO DISCURSO


A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.

Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.

A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.

A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”

Assinale a opção correta.




  • A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.

  • A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.

  • A afirmação da mãe  deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.

  • A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.

     

  • A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.