ANÁLISE DO DISCURSO


Nos estudos da Análise do Discurso, que é uma disciplina da Linguística, há vários conceitos importantes para as análises de textos verbais, visuais e verbo-visuais. Esses conceitos compõem a base teórica da AD.

Diante disso, relacione os termos a seguir com as suas definições:

1 – Formação discursiva

2 – Enunciado

3 – Enunciação

4 – Ideologia

5 – Análise do Discurso

( ) Disciplina da Linguística que tem como objetivo compreender a língua “fazendo” sentido; concebendo a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social e levando em consideração o meio social, histórico, cultura, ideológico.

( ) Cuida do que pode e deve ser dito/escrito pelo sujeito e depende das condições de produção específicas, historicamente definidas e de acordo com determinada época e determinado lugar social. Depende também dos objetivos e finalidades dos sujeitos em interação.  Ultrapassa a frase como sequência linguística.

( ) É a materialidade repetível, o que é dito/escrito, como unidade elementar do discurso, é um acontecimento aberto à repetição, à transformação, à reativação.

( ) É marcada pela singularidade, é um acontecimento único e irrepetível, pois tem data e lugar determinados. Um evento com efeitos de sentido entre sujeitos em interlocução.

( ) É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que e como devem pensar, o que e como devem valorizar, o que e como devem sentir. Convicções, concepções de mundo determinados por grupos sociais.

Assinale a sequência que identifica os conceitos.




  • 4, 3, 2, 1, 5.

  • 2, 1, 3, 5, 4.

  • 3, 1, 2, 4, 5.

  • 5, 1, 2, 3, 4.

  • 5, 2, 1, 3, 4.