ANÁLISE DO DISCURSO


No nosso livro de apoio, encontramos a afirmação, a partir dos estudos de Michel Pêcheux, de que a Análise do Discurso, que surge da década de 60, tinha uma proposta de análise de um texto, de um enunciado, de uma palavra, de uma imagem, considerando o sujeito e as condições de produção (quem fala/ouve/escreve/lê, para quem, quando, em que lugar...) como determinantes da manifestação discursiva, tanto de quem fala ou lê, quanto de quem ouve ou escreve. Assim, há uma relação dialógica entre os participantes do discurso.

Diante do exposto, o que significa considerar as condições de produção como determinante da manifestação discursiva?

Assinale a opção correta.




  • Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva se aproxima de um estudo estrutural da língua, cujo princípio é a forma.

  • Ao levar em consideração o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa dar importância às estruturas  linguísticas.

  • Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, enfim a história a que esses sujeitos estão envolvidos.

  • Considerando o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva quer dizer que autor e leitor dependem somente das questões gramaticais para compreenderem o texto.

     

  • Ao levar em consideração o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa dizer que o leitor focará no tema da produção textual.