ANÁLISE DO DISCURSO


Polifonia foi um conceito elaborado por Bakhtin que aplicou inicialmente à literatura. De acordo, com o  livro de apoio, a polifonia refere-se ao fato de todo discurso estar tecido pelo discurso do outro, de toda fala estar atravessada pela fala do outro sujeito. Reforçando essa ideia, a partir dos estudos de Bakhtin, pode-se dizer que a polifonia consiste na diversidade de diferentes falas e conceitos presentes em uma mesma obra literária ou em um texto acadêmico, principalmente, quando há a presença de vozes com discursos divergentes ou controversos.

Observe o relato a seguir:

Em uma charge veiculada em um jornal de grande circulação, há um título que refere-se às redes sociais. “Neste país as redes sociais são muito importantes”, em seguida há o desenho de uma rede dependurada em uma sala com sete pessoas, pai, mãe, cinco filhos e ainda um cachorro. O pai diz que já ouviu falar de rede social, como, por exemplo, facebook, whatsapp, mas que, infelizmente, na casa deles a única rede existente era aquela em que podiam dormir e descansar.

A partir desse relato, por meio de uma charge, que tem o objetivo de desencadear o humor e a crítica à sociedade, aos governos, aos empresários, avalie quais vozes estão presentes, analisando em uma perspectiva social, econômica, cultura, histórica.

Aponte a opção correta.




  • Estão presentes, no relato da charge, as vozes de relações sociais, políticas, históricas  indiferentes à desigualdade social, econômica, mesmo que a tecnologia seja de conhecimento de quase todas as classes sociais.

  • Estão presentes, no relato da charge, as vozes de um governo preocupado com os menos favorecidos economicamente.

  • O título da charge reflete uma voz de preocupação de uma sociedade para cidadãos que sequer têm como descansar o corpo dignamente.

  • A voz do pai reflete esperanças na sociedade em que vive.

  • Estão presentes, no relato da charge, as vozes de uma sociedade que prega a igualdade social, econômica, cultural e tecnológica.