ANÁLISE DO DISCURSO


No livro de apoio, há conceitos importantes da Análise do Discurso no que diz respeito à interdiscurso e à polifonia.

O interdiscurso é a relação de um discurso com outros originados de diferentes momentos históricos e lugares sociais no interior dos enunciados. Já a polifonia refere-se ao fato de todo discurso estar tecido, construído pelo discurso do outro (interlocutor), de toda fala estar atravessada pela fala do outro.

 

Diante disso, ao analisarmos uma piada que trata de mulheres loiras, por exemplo, podemos observar que há um jogo que estabelece vários discursos, originados de diferentes lugares e situações sociais, como interdiscurso e várias vozes que são discursos atravessados, permeadas por falas de outros, que é a polifonia.

Há uma piada que diz que uma loira foi ao médico para arrancar uma unha e perguntou ao doutor se iria doer. O médico disse que sim, mas que no outro dia a dor já teria passado. Imediatamente, a loira levantou-se da cadeira e disse que seria melhor voltar no outro dia.

Essa piada sobre uma mulher loira revela que tipo de discurso?

Assinale a resposta correta.




  • Vozes que revelam histórias que colocam todas as mulheres na condição de mulheres ignorantes.

  • Um discurso inocente com um único propósito de fazer rir, sem intenções de julgamentos.

  • Um discurso originado de determinados momentos, que revelam vozes atravessadas por preconceitos, colocando a mulher loira em situação privilegiada em relação à morena.

  • O discurso veiculado na piada traz vozes advindas de outros discursos, revelando elogios à mulher.

  • Um discurso originado de momentos históricos e lugares sociais que revelam vozes atravessadas por preconceitos, rotulando a mulher loira como “burra”, ignorante.