LINGUÍSTICA II
Observe as situações a seguir.
Situação 1
Fonte: Acervo UNIUBE
Situação 2
Fonte: Acervo UNIUBE
Com base nos estudos realizados sobre os mecanismos linguísticos de construção da referência, analise as afirmações a seguir.
I) Na situação 1, a forma remissiva “eles”, do 1º quadro, retoma um termo já expresso, no caso, “esses índios”. Trata-se de um exemplo de catáfora, já que o elemento catafórico “eles” vem depois do referente na superfície textual.
II) Na situação 1, a forma remissiva “eles”, do 1º quadro, retoma um termo já expresso, no caso, “esses índios”. Trata-se de um exemplo de anáfora, já que o elemento anafórico retoma uma entidade já mencionada do texto.
III) Ambas as situações são bons exemplos do processo de referenciação.
IV) Na situação 2, o dêitico “eu” só pode ser definido olhando-se para fora do enunciado, ou seja, aponta para a situação concreta de enunciação. O pronome de primeira pessoa situa-se na dimensão pragmática da linguagem e funciona como indicador do participante de um ato de fala: “eu” é o locutor, o militar.
V) Na situação 2, o elemento fórico “eu” só pode ser definido olhando-se para dentro do enunciado. O pronome de primeira pessoa situa-se na dimensão pragmática da linguagem e funciona como indicador do participante de um ato de fala: “eu” é o locutor, o militar.
São corretas APENAS as afirmações: