LINGUÍSTICA II


No capítulo 2, “A tessitura dos textos orais e escritos: processos de referenciação”, você estudou o fenômeno da referenciação. Entre eles, temos a reiteração que pode ocorrer de diferentes formas. Com base nesse estudo e no conhecimento de mundo que possui, analise o trecho a seguir:

 

[...] Roberto já não é nem um garotinho, mas aguenta de pé duas horas de show. O roteiro é seguido sistematicamente. As piadas são as mesmas. Quem já foi a algum show sabe a história do percussionista que já foi guitarrista e começou a trabalhar como assistente, por exemplo. Mas a plateia não se importa. Roberto assume o papel de "comandante do coração" e emenda a música "Eu te amo", acompanhado por um coro dos fãs.

 

O show segue com os grandes clássicos. Antes de cantar "Detalhes", o Rei explica: "As poucas vezes que eu não cantei essa música em um show recebi muitas reclamações. Então decidi que vou tocá-la por toda minha vida." [...]

 

(VIANA, Bárbara Vieira. Roberto Carlos provoca plateia de show em navio: ‘Nunca fui inocente’. Ego Globo. Disponível em: http://ego.globo.com/musica/noticia/2015/02/roberto-carlos-provoca-plateia-de-show-em-navio-nunca-fui-inocente.html. Acesso em: 17 jul. 2015.)

 

Agora, avalie as afirmativas a seguir:

 

1. A expressão “Roberto” e a expressão “o Rei” constituem-se como uma relação de hiponímia, pois fazem parte da relação parte-todo.

2. As expressões “Roberto” são elementos de reiteração, uma vez que repetem o mesmo item lexical e contribuem com a progressão textual.

3. A expressão “o Rei” é um elemento de reiteração, uma vez que se constitui como expressão nominal definida em relação à expressão “Roberto”.

4. A expressão “Roberto” e “o Rei” constituem-se uma relação de hiperonímia, uma vez que a relação estabelecida é todo-parte.

  

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:




  • 2, 3 e 4.

  • 2 e 3.

  • 3 e 4.

  • 1, 2 e 3.

  • 1 e 4.