LITERATURA COMPARADA


 

Ao entendermos melhor os mecanismos da literatura comparada, estabelecemos, de certa forma, novos conceitos em nossos estudos literários. Com base em seus estudos acerca do capítulo "Literatura comparada - leitura das interlocuções textuais", marque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmações a seguir: 

(  ) Se compreendermos as abordagens da literatura comparada e de seus respectivos mecanismos, reconheceremos também a interferência do processo de globalização no diálogo entre bens culturais.

(  ) Através da Literatura comparada, podemos, dentre outras, atualizar a leitura de obras e discutir comparativamente as escrituras entre si e com outras linguagens da arte - música, artes plásticas, arquitetura.

(  ) Nos estudos literários, a atitude comparativa nunca esteve presente ao longo da história. Por isso, a dificuldade de se institucionalizar a prática de Literatura comparada.

(  ) Mesmo compreendendo as abordagens da Literatura comparada e de seus respectivos mecanismos, não reconheceremos, de forma alguma, a interferência do processo de globalização no diálogo entre bens culturais.

(  ) A atitude comparativa não tem importância nos dias de hoje. Estudiosos já a consideram como uma prática abolida pelos críticos e também pela sociedade.

Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

 




  • F, V, F, F, V.

  • V, V, V, F, F.

  •  F, V, F, V, F.

  •  V, V, F, F, V.

  • V, V, F, F, F.