LITERATURA COMPARADA


O método comparativo é bem mais antigo do que o nascimento da Literatura comparada, pois já se encontra presente em inúmeros estudos linguísticos, na Idade Média, entre os séculos XII e XIV. Logicamente, a literatura comparada, por sua vez, se institucionalizou como disciplina um pouco mais tarde.

 

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006.

 

 

Com base no texto apresentado e também em seus estudos, marque a alternativa que melhor explica acerca da institucionalização da Literatura comparada como disciplina.

 

 




  • Embora este processo tenha começado no século XVIII. A Literatura comparada se institucionalizou, progressivamente, como disciplina ao longo do século XX, como um método consistente e desafiador, proporcionando novas perspectivas para a compreensão da literatura.  

  • A Literatura comparada se institucionalizou, muito rapidamente, como disciplina ao longo do século XIX, embora este processo tenha começado no século XVIII. 

  • A Literatura comparada e o método comparativo caminham juntos na jornada de um crítico literário. Isso acontece desde antigamente até hoje.

  • A Literatura comparada ainda não se institucionalizou como disciplina, apesar de, historicamente, este processo já ter sido iniciado.

  • Ainda não há evidências sobre a institucionalização da Literatura comparada, mesmo assim, estima-se que ela tenha surgido no século XXI.