ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


Considerando o que você aprendeu no capítulo “O dinamismo das línguas – a variação e a mudança linguística”, analise as reflexões colocadas nos itens a seguir. Marque F para as falsas e V para as verdadeiras.

 

I- (    ) Da mesma maneira como uma casa se conserva através do tempo na medida em que passa por periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades comunicativas da comunidade falante.

II- (     ) Se a língua não mudasse, isto é, se não adaptasse a uma realidade social sempre nova, em pouco tempo, essa língua estaria totalmente divorciada da sociedade a que deveria servir.

III- (    ) Podemos dizer que a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento.

IV- (    ) A mudança é, sem dúvida, o fenômeno fundamental da linguagem. Na medida em que a língua é, ao mesmo tempo, produtora e produto de uma dada cultura, e sendo esta algo dinâmico, é natural que a língua acompanhe esse dinamismo.

V- (     ) No processo de constituição da língua, quem decide o que será considerado culto ou não culto é a classe popular, que é numericamente dominante e impõe, assim, a sua maneira de falar.

 

A sequência correta é: 

 




  • V, V, V, F, F

  • F, V, V, V, F

  • F, F, V, V, F

  • V, V, V, V, F

  • F, F, F, F, V