EDUCAÇÃO INCLUSIVA


 

A­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ltas habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que confirmam os traços consistentemente superiores em relação ao desempenho médio da maioria da população (idade, produção ou série escolar) em relação a quaisquer campos dos saberes ou dos fazeres.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: área de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995.  (Adaptado)

 

Entende-se por “traços consistentemente superiores”:

  




  • as formas que desaparecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em determinadas épocas e sim em situações semelhantes.

      

  • as formas que permanecem com frequência e duração na divisão dos comportamentos dos humanos, de modo que não sejam notados por seus companheiros em épocas semelhantes.

      

  • as formas que permanecem com pouca frequência na compilação dos comportamentos humanos, de modo que não são notados por seus companheiros de imediato, apenas no decorrer do tempo.

      

  • as formas que permanecem com pouca duração na divisão dos comportamentos humanos, de modo que não sejam notados em épocas e situações diferentes por seus observadores.

      

  • as formas que permanecem com frequência e duração na estruturação dos comportamentos humanos, de modo que possam ser notados em épocas distintas e situações semelhantes.