NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS


Sabemos que a sociedade limitada é, provavelmente, o tipo de sociedade mais usual no mundo dos negócios, em que os sócios, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, respondem por suas quotas. Todavia, todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Vimos também que essa espécie de sociedade pertence às sociedades personificadas e é regida pelo Capítulo IV - Da Sociedade Limitada - nos artigos nº 1.052 ao nº 1.087. 

Sobre a sociedade limitada, analise as assertivas a seguir:

I - Depois de integralizado, o capital social da sociedade empresária limitada poderá ser aumentado ou até mesmo diminuído, desde que respeitem as determinações legais. Dessa forma, para aumentar o capital social, basta uma alteração contratual com essas informações de integralização e o contrato estará modificado com o novo capital social.

II - Toda sociedade empresária limitada deve ter um ou mais administradores, podendo ser nomeados no ato constitutivo, mediante alteração contratual ou em apartado. Cabe ao administrador, no exercício de sua função, ter o cuidado e o zelo que todo indivíduo costuma ou deve ter no emprego dos cuidados de seus próprios negócios.

III - O termo de posse é o documento que o sócio assina quando convidado para participar da sociedade limitada, o qual deve constar no livro de atas da entidade empresária limitada e deve ser assinado pelo administrador em até trinta dias da posse, sob pena de anulação da sua nomeação.

IV - Embora tenha a sua importância, o Conselho Fiscal é um corpo facultativo às entidades empresárias limitadas, ou seja, sua constituição depende da deliberação dos sócios e deve conter três ou mais membros, sócios ou não, residentes no País, eleitos em assembleia anual.

 

Assinale a alternativa correta:




  • Estão corretos os itens II e IV, apenas.

  • Estão corretos os itens II, III e IV, apenas.

  • Estão corretos os itens I, II e IV, apenas.

  • Estão corretos os itens I, III e IV, apenas.

  • Estão corretos os itens I e III, apenas.