DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


Compreender sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à construção moral contribui para refletir sobre a nossa relação com o mundo e com os outros, sobre o papel da família e da escola, bem como para lidar com a questão da moralidade no âmbito da esfera escolar.
Considerando o estudo que aborda a construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, avalie as asserções que se seguem e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - É importante reconhecer que o processo de construção da moralidade deve ser discutido e vivenciado fora do contexto escolar, pois em uma perspectiva pedagógica a construção moral é desconsiderada do currículo escolar, considerando que é na relação familiar que essa construção acontece.
II - A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, pode auxiliar o educador a compreender e a desenvolver, junto a seus alunos, um trabalho consistente de formação da moralidade. Pode, ainda, gerar a reflexão sobre sua prática ao reconhecer e respeitar a criança como sujeito inteligente, porém, em formação.
III - A construção da moralidade é uma construção inata à espécie humana e a mesma para todas as culturas e indivíduos. Dessa forma, é importante que o professor evite desenvolver atividades sobre a construção moral com seus alunos em sala aula, dado que já chegam a escola com esta construção formada.
IV - O professor pode contribuir de forma efetiva para a construção da moralidade infantil e ao mesmo tempo cumprir os objetivos da sua prática pedagógica, pois pode desenvolver atividades de forma interdisciplinar buscando abordar os conteúdos e, também, as questões morais e éticas na sala de aula.

A alternativa CORRETA está contida em:




  • Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.