GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde - o Brasil é o quinto país com maior número de vítimas no trânsito. À sua frente estão Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Se somarmos à esta lista Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito, teremos os 10 países do mundo responsáveis por 62% das mortes por acidente de trânsito no mundo. Isso para não falar dos feridos.

(Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-09/brasil-reduz-mortes-no-transito-mas-esta-longe-da-meta-para-2020. Acesso em Fev. 2019)

 

Há uma variação, entretanto, quando se analisa a relação dos acidentes fatais com o meio de locomoção, no Brasil. As motos, por exemplo, representam 27% da frota do país, mas, foram responsáveis por 74% das indenizações do DPVAT em 2017.

 

Sobre essa relação, considere o gráfico a seguir:

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/06/moto-e-o-veiculo-que-mais-mata-no-transito-e-o-que-mais-gera-indenizacoes.shtml. Acesso em: Fev. 2019.

 

Com base nos dados apresentados no gráfico podemos concluir que:

 

I) A motocicleta é o meio de transporte com maior crescimento no registro de acidentes com vítimas fatais, o que está diretamente relacionado à popularização aquisitiva do meio.

II) Os ônibus são os veículos que mais matam no Brasil, já que seu potencial de transporte de passageiros é maior, além da grande utilização desse meio pelas classes mais baixas.

III) O auge dos acidentes de automóveis com vítimas fatais se deu em 2010, seguido de uma queda que pode ser explicada pela crise financeira e redução do número de carros circulando.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • II e III, apenas.

  • I, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II e III.

  • III, apenas.