GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


A expansão urbana no Brasil da década de 1970 gerou vários impactos socioambientais. Uma das marcas dessas alterações foi a exclusão gerada pelo sistema de circulação que foi se implantando. Dada a abundância de território, as cidades foram se espalhando com densidades demográficas baixas e o sistema viário acompanhou esse crescimento. Com base nesse processo e em suas consequências, avalie as assertivas:

 

I) Dada a ausência de ordenação do trânsito, bem como do baixo nível de organização política da sociedade, a rede de fluxos passou a operar sem consideração pelos mais vulneráveis participantes do processo: pedestres, ciclistas e moradores.

II) As transformações que se sucederam foram acompanhadas de um novo ordenamento do espaço urbano, em que as ruas foram substituídas pelas praças. Estes locais passaram a ser planejados, com objetivo de manter a convivência, especialmente, das famílias.  

III) Com essas mudanças, as ruas foram deixando de ser palco do convívio e de trocas sociais e culturais, para se transformarem em dutos para condução de veículos. Assim, o transporte motorizado passou a ocupar o espaço das vivências comunitárias.  

 

É correto o que se afirma em:

 




  • III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • I, apenas.

  • II e III, apenas.