GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


“A construção de uma cidade diferente da que temos hoje, mais inclusiva e socialmente justa, perpassa necessariamente a adoção de duas medidas complementares: a melhoria do transporte público coletivo e a revisão dos benefícios concedidos, de forma direta e indireta, ao usuário do transporte individual motorizado, seja durante a produção, comercialização ou uso do carro. [...]. Apesar disso, estima-se que 80% do leito carroçável seja ocupado pelos carros. Não é difícil concluir, assim, que os congestionamentos existem porque nossas ruas têm uma capacidade limitada de acomodar veículos e, infelizmente, o sistema atual permite que uma menor parte da população ocupe a maior parte da estrutura viária existente” (RUBIM & LEITÃO, p. 61).

 

Considerando o assunto tratado no trecho de texto acima, avalie as assertivas a seguir:

 

I) Para efeito de políticas públicas, o patrimônio público representado pelas vias não é distribuído igualmente entre as pessoas. Assim, tratar esses investimentos como democráticos e equitativos é um mito para justificar a ampliação do sistema viário.

II) No trânsito, modelo, velocidade e tempo parado consomem desigualmente o espaço. Por isso, a área que ocupa uma pessoa ao circular nas vias é pensada com vistas à equidade entre os diferentes meios de transporte, já que o espaço é público.

III) Como costuma transportar uma ou duas pessoas, o consumo individual do espaço viário é cerca de dez vezes maior que o consumo das pessoas que utilizam ônibus, o que aponta uma séria questão a respeito da equidade no uso do bem público.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • I, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • III, apenas.

  • II e III, apenas.