GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


No final da década de 1940, o Brasil passou por uma grande mudança em sua estrutura política e iniciou um ciclo de crescimento econômico. Nessa época, São Paulo já tinha cerca de 2 milhões de habitantes e 50 mil veículos em circulação. Com isso, pela concentração de empregos na área central, começaram a surgir problemas de congestionamento e estacionamento. Assim surgiram os primeiros movimentos de tentativa por solucionar tais problemas, baseados em análises mais aprofundadas.

VASCONCELOS, Eduardo Alcântara de. Políticas de Transporte no Brasil: a construção da mobilidade excludente. Barueri, SP: Manole, 2013 (adaptado).

 

Considerando as consequências das preocupações técnicas acerca do trânsito paulista em meados do último século, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em 1950 a cidade de São Paulo solicitou, no exterior, um estudo sobre as condições do transporte e do trânsito na cidade, que foi feito por Robert Moses.

PORQUE

II. Vivenciava-se o impacto do crescimento dos Estado Unidos e de sua projeção ideológica e imaginária nas elites brasileiras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.