A utilização das novas tecnologias é uma realidade para muitas escolas. Quanto maior é o desenvolvimento socioeconômico de um município, maior é o número proporcional de escolas com acesso às novas tecnologias. Há um perceptível crescimento do acesso às novas tecnologias, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele; contudo, a evolução dessas tecnologias é muito rápida e desafia o professor:
A preparar suas aulas com atenção apenas no que se desenvolve nos livros didáticos a fim de evitar dispersão da atenção do aluno, uma vez que o professor é detentor do conhecimento e deve transmiti-lo.
A planejar suas aulas excluindo o uso de tecnologias novas, para que estas não seduzam os alunos, com a finalidade de valorizar a presença do professor em sala de aula.
A estimular o aluno na busca de recursos financeiros para equipar as escolas, uma vez que a sociedade vem se desresponsabilizando da modernização dos equipamentos pedagógicos.
A investir na sua formação de maneira contínua e sequenciada buscando atualizar-se constantemente, a fim de mediar a construção do conhecimento do aluno no ambiente escolar.
A buscar cursos no exterior para compreender as novas linguagens utilizadas nas redes sociais que se desenvolveram no Brasil com objetivos claros da mediação no processo de aprendizagem.