GEOLOGIA


Para responder à essa questão você deve se basear em seus estudos sobre formações geológicas, elementos de geotecnia e suas aplicações.

As estruturas geológicas que compõem o território brasileiro são bastante antigas, à exceção de algumas bacias sedimentares. Porém, embora as estruturas sejam antigas, as formas são mais recentes. Com base em seus conhecimentos sobre relevo brasileiro avalie as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:

(  ) A melhor e mais recente classificação do relevo brasileiro foi elaborada por Jurandyr Ross, com base nos trabalhos de Aziz Ab’Sáber e nos relatórios e mapas elaborados pelo Projeto Radambrasil.

(  ) A classificação do relevo brasileiro atualmente aceita identifica no Brasil dois tipos de relevo, que são os planaltos e as planícies. Estas são predominantes, dominando quase em todo o território.

(  ) Conforme Ross (1995) a maior parte das estruturas e formações geológicas do Brasil são das mais recentes do continente sul-americano, sendo datadas da Era Cenozoica.

(  ) A morfologia atual do território brasileiro apresenta íntima relação com o clima, pois, a tropicalidade – insolação e umidade - contribui para a consolidação de processos erosivos.

(  ) Comparando as classificações de relevo do Brasil, muitas das áreas rebaixadas, que antes estavam denominadas “planícies”, agora são consideradas como depressões.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:




  • VVVFF

  • VFFVF

  • VVFFV

  • FVFVF

  • VFVFV