GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL


A partir de seus estudos sobre a região sudeste do Brasil, pode-se destacar São Paulo e Rio de Janeiro como as cidades mais importantes dessa região, principalmente pelos seus aspectos socioeconômicos e influência internacional. Sabendo disso e com base em seus estudos sobre essa região sudeste, leia com atenção as afirmações a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

O Rio de Janeiro, por exemplo, se torna sede do governo português com a chegada da família real ao Brasil em 1808, e como centro político do país concentra os movimentos abolicionistas e republicanos, se tornando ainda mais respeitável.

As principais atividades econômicas de São Paulo eram a produção canavieira e cafeeira, sendo atualmente “substituída” por atividades como a exportação de petróleo, produção siderúrgica, de automóveis, alimentos e petroquímicos.

A atividade turística no Rio de Janeiro é uma das que mais crescem e trazem grande lucratividade para a região.

As atividades econômicas de São Paulo são diversificadas, mas se destacam dentre elas o agronegócio, a exportação de peças e veículos, aviões, helicópteros e aeropeças, além de ter eficácia na indústria siderúrgica e metalúrgica e destaque no setor de informação e serviços.

 




  • Estão corretas as afirmações 1,2,4. 

  • Estão corretas as afirmações 1,4. 

  • Estão corretas as afirmações 1,3,4. 

  • Estão corretas as afirmações 1,2,3,4. 

  • Estão corretas as afirmações 1,3.