CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Há várias correntes e muitos estudos referentes ao ensino da Língua Portuguesa, mas ainda continua sendo uma tarefa difícil trabalhar a gramática de modo que atenda às necessidades de aprendizagem do aluno, sem cair no excesso da famosa “gramatiquice”. Pensando nisso, marque as alternativas corretas, levando em consideração a língua em seu uso e reflexão:

A. É importante proporcionar ao aluno o contato com o maior número possível de tipos de textos, gerando novas ideias e ampliando a visão de mundo.

B. É importante promover a aquisição de conhecimento das regras gramaticais e saber utilizá-las nas situações que exijam a norma culta, é essencial para a formação do aluno.

C. A criança precisa viver a experiência da autoria por meio da produção de textos, leituras de diferentes gêneros textuais, assim, indiretamente, o professor estará trabalhando noções gramaticais.

D. Copiar várias vezes a conjugação dos verbos é um ótimo exercício gramatical para aprender a utilizar os verbos, não sendo necessário contextualizá-los.

E. A gramática reflexiva incentiva o aluno a gostar de escrever, ler, interpretar, desde que a “nota”, em sala de aula, seja o ponto de partida para a aprendizagem.

Analise as afirmativas e marque a opção na qual se encontram somente aquelas que estiverem corretas:

 




  • A, C, D.

  • A, B, D.

  • C, D, E.

  • A, B, C.

  • B, D, E.