DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


"A essência de todo e qualquer indivíduo consiste no fato dele ser portador de um conjunto de sistemas: desejos, identificações, valores, capacidades, mecanismos defensivos e, sobretudo, necessidades básicas, como a dependência e a de ser reconhecido pelos outros, com os quais ele é compelido a conviver. Assim, como o mundo interior e o exterior são a continuidade um do outro, da mesma forma o individual e o social não existem separadamente, pelo contrário, eles se diluem, interpenetram, complementam e confundem entre si." (Zimerman e Osório, 2000, p.27). Analise as seguintes assertivas:

 

I) A teoria da dissonância cognitiva, fundamentada por Leon Festinger traz o sentimento de ansiedade e tensão interna provocado pela percepção da inconsistência lógica entre duas cognições diferentes, incluindo atitudes, crenças e comportamentos.

II) Na Teoria de Campo desenvolvida por Kurt Lewin, o conceito de “campo dinâmico”, menciona que o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes, sendo que cada parte do campo depende de uma inter-relação com as outras partes.

III) Um dos principais objetivos do Psicodrama, fundamentado por Jacob Levy Moreno é proporcionar ao indivíduo o conhecimento do próprio esquema de papéis para planejar uma estratégia comportamental que favoreça a utilização de papeis bem desenvolvidos e, assim, permita o maior número de vínculos pessoais.

IV) Para Pichon Riviére, o grupo é o conjunto de pessoas ligadas no tempo e no espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõem a uma tarefa, interatuando para isto em uma rede de papeis, com o estabelecimento de vínculos entre si.

 

Considerando as teorias que  fundamentam as dinâmicas de grupos, podemos afirmar que são corretas as assertivas:




  • II e III, apenas.

  • I e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.  

  • I, III e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.