MÁQUINAS ELÉTRICAS


As máquinas de corrente contínua são geradores que convertem energia mecânica em energia elétrica e motores que convertem energia elétrica em corrente contínua em energia mecânica. Referindo-se ao motor de corrente contínua, leia as afirmativas que se seguem, avalie se são verdadeiras ou falsas e depois marque a resposta correta entre as alternativas fornecidas.

  1. A sua regulação de velocidade indica quão acentuada é a inclinação da curva de conjugado versus velocidade, sendo positiva se a velocidade do motor cai com o aumento da carga e negativa se a velocidade do motor aumenta com o aumento da carga.
  2. Existem cinco tipos principais de motores de corrente contínua de uso geral: o motor cc de excitação independente, o motor cc em derivação (shunt), o motor cc de imã permanente, o motor cc série e o motor cc composto.
  3. A maioria dos motores é projetada para operar próximo do ponto de saturação na curva de magnetização para se obter a máxima potência possível da máquina.
  4. Um motor cc de excitação independente é um motor cujo circuito de campo é suprido por uma fonte  isolada de tensão contínua, enquanto que, um motor cc do tipo shunt é alimentado pela mesma fonte que alimenta os seus terminais de armadura.
  5. O fluxo magnético e consequentemente a tensão interna gerada em uma máquina de corrente contínua é uma função linear de sua força magnetomotriz.

é correto o que se afirma em:




  • 3, 2 e 1, apenas

  • 4, 3, 2 e 1, apenas

  • 5, 4, 3, 2 e 1

  • 2 e 1, apenas

  • 1, apenas