METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


A Etnomatemática surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da Matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento, uma junção dos termos technémátema e etno, esta proposta educacional defende que a Matemática deve ser explicada e entendida dentro de um contexto cultural próprio, tendo Ubiratan D’Ambrósio como precursor e idealizador no Brasil.

Sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa que indica as que estão corretas:

I- A Etnomatemática é uma proposta educacional que aborda as relações interculturais da Matemática, em que a disciplina deve ser compreendida para além da constituição social, mas também como construção histórica e política.

II-  Muitas vezes, a influência recíproca entre duas ou mais culturas não é levada em consideração na historiografia da Matemática, o que traz implicações na educação. Existe a enorme tendência de se trabalhar a Matemática da cultura predominante, sem a influência do ambiente cultural do aluno.

III-  A Etnomatemática defende que se enfatizem as ações pedagógicas construídas dentro do contexto sociocultural dos educandos, levando-se em consideração os distintos grupos culturais. Assim sendo, são enaltecidos os conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos alunos através de seus conhecimentos, fora da vivência escolar.

IV- Etnomatemática valoriza as diferenças e defende que toda construção do conhecimento matemático, está intimamente relacionado com a tradição, sociedade e cultura de cada povo. Os povos em suas diferentes culturas possuem inúmeras maneiras de trabalharem o conceito matemático e todos os conhecimentos produzidos pelos grupos sociais são válidos.

V- O ensino da matemática na perspectiva Etnomatemática contempla as experiências cotidianas e, por isso, enriquece a relação entre teoria e prática, onde a linguagem matemática está presente nas mais diversas atividades humanas, como nas artes, arquitetura, música, dança, esporte, engenharia etc., e faz parte do contexto da sociedade na qual o indivíduo está inserido, estando, assim, relacionada ao social e cultural.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:




  • Apenas a II está incorreta.

  • Apenas a IV está incorreta.

  • Apenas a III está incorreta.

  • Todas estão corretas.

  • Estão corretas I, II e V apenas.