HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Se por 210 anos a aliança entre a Coroa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade missionária e pedagógica da Companhia de Jesus, é nos meados do século XVIII que ela se rompe, no momento em que passam a não ser valorizados pela sociedade portuguesa ilustrada, sob a influência dos ideais iluministas. Em relação à organização do ensino no Brasil após a expulsão dos Jesuítas em 1759, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) Na Europa, a Reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.

( ) As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.

( ) O ensino regular que ficava a cargo dos jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.

( ) Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.

( ) Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.

 

Assinale a sequência CORRETA.




  • V, F, F, V, F.

  • F, F, V, V, F.

  • V, V, F, F, V.

  • V, F, F, V, V.

  • F, V, V, F, F.