DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


No que se refere ao desenvolvimento humano no período escolar, o professor precisa compreender que aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor, cognitivo e social podem ser determinados tanto pelo biológico no desenvolvimento humano, como também podem depender de aprendizagem.
Considerando os estudos sobre o desenvolvimento humano no período escolar, avalie as asserções abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - O ser humano, quando adulto, apresenta uma plasticidade muito grande no cérebro que permite desenvolver várias formas de comportamento e utilizar de diversos recursos e estratégias para se inserir no meio.
II - Antes mesmo de se inserir na escola, a criança já construiu muitos conhecimentos na relação com os adultos, com as outras crianças, com os objetos, ao explorar o mundo por meio do jogo de faz de conta, das imitações e das vivências.
III - A escola só conseguirá promover o desenvolvimento humano ao considerar apenas o que poderá propor pelo conhecimento formal ou sistematizado, pois o o que a criança desenvolve por si mesma ? o conhecimento não sistematizado - não contribui para o desenvolvimento humano.
IV - Crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade educativa especial precisam dos mesmos cuidados e atenção que crianças e adolescentes que não apresentam nenhuma necessidade educativa especial, salvo os casos em que é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde ou área específica.

A alternativa CORRETA está contida em:




  • Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.
  • Apenas a sentença I é falsa.
  • Todas as sentenças são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.