PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da valorização docente.

 




  • Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.

  • Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.

  • Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.

  • Faz referência à previsão da formação, inicial e continuada, condições de trabalho que provê recursos didáticos, físicos e materiais para o exercício do professor. A dedicação exclusiva do professor na escola evitando que ele pule de escola em escola para garantir uma remuneração mais digna, redução do número de aluno em sala de aula, dentre outros aspectos.

  • Significa condições de acesso e permanência na escola.