SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA


Assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA.





  • Na comunicação por fio piloto, utilizam-se sinais DC, sinais AC (60Hz) dos TCs de linha ou sinais de áudio frequência. Esse tipo de comunicação ainda está em uso, mas apresenta desvantagem de elevada atenuação de sinal e está sujeita a interferências.

  • Canal de Comunicação via Cabo OPGW se dá através de comunicação usando o próprio cabo de transporte de energia, apresentando como desvantagem quedas de tensão e grandes interferências elétricas e atmosféricas.

  • O uso de fibra ótica em sistemas de proteção apresenta a vantagem de baixas perdas de transmissão e grande banda passante; de segurança do sinal e imunidade a interferências; porém apresenta dificuldade de conexão e de configuração básica ponto a ponto.

  • Canal de Comunicação Carrier utiliza os próprios cabos de energia da Linha de Transmissão como meio físico de propagação do sinal, é usado para grandes distâncias e apresenta limitação de faixa de frequências, estando sujeito a interferências.

  • Canal de Comunicação por micro-ondas apresenta a vantagem de ser independente do Sistema Elétrico de Potência, porém exige infraestrutura onerosa e é afetado pelas condições atmosféricas e sujeito a interrupções.